Biografia de Nilzzy Wamunene
Nilzzy Wamunene é um Rapper Moçambicano (natural de Maputo) que iniciou sua carreira em 2009.
Nesse preciso ano, juntou-se ao grupo Mldg (Malandragem), a convinte de Elton Swb que nessa época era vizinho e amigo de Nilzzy, onde faziam parte os artistas como: A. Seven, Landy, Bilú e E. Sity( Elton Swb). Nessa época nilzzy começou a conquistar as pessoas com seu trabalho dentro do grupo tanto como fora do grupo.
Passado algum tempo da sua trajectória, nilzzy afasta-se do grupo Mldg em 2012 e que de seguida foi convidado a entrar para o grupo Young Block que na época ja não era menos conhecida. Grupo este que faziam parte os artistas: Lazy, Bulck, Cerafila e Real W que juntos em 2011 caminhavam a bons passos tendo conseguido uma participação do Rapper e cantor moçambicano: K9, em música entitulada “Gás” que levou o grupo Young Block a um nível ja diferente do seu inicial.
Ainda sobre a ingreção do nilzzy ao grupo em 2012, como seu primeiro trabalho dentro do grupo, Young Block volta a organizar uma música junto do nilzzy, para ser feito pelo K9 o coro da música, entitulada “Quero estar”. Música esta que contribuiu bastante na carreira do nilzzy tanto como da Young Block, tendo feito surgir oportunidade de fazer o vídeo da música com a empresa Bones Edition; vídeo este que trouxe muita credibilidade para o grupo e oportunidades de ter contacto com artistas não menos conhecidos como: Luar (Sameblood), Hot Boy(Turam do exagero, Money comio) que no mesmo ano, gravou um som com o luar da Sameblood, entitulada “Swagg On”. Daí comecaram surgir oportunidades de aparição em entrevistas de Tv nos programas de entretenimento moçambicano como: Music Box e Alta tensão.
Nilzzy continuou com sua trajectória no grupo mais tambem graváva músicas a solo, estas que influenciaram bastante na conquista do seu próprio público que, quando lançada umas das músicas entitulada “Tirem Pictures”, Nilzzy conquistou mais respeito fora da cidade de Maputo, e espaço em grandes websites de divulgação de músicas moçambicana.
Passado algum tempo, o Rapper afasta-se do grupo Young Block em 2013 seguindo sua carreira a solo, onde gravou a sua primeira música fora do grupo com a participaçao do Rwizzy, entitulada “Ninguem abusa o nilzzy”. Música esta que logo a ser gravada ja tinha-se boas espectativas com ela, sendo que após a sua mistura e o master feito, os frequentantes do estúdio “Bones Record” e os demais solicitavam muito pela música, facto que influenciou a empresa Bones Edition a oferecer o vídeo da música, demostrando interesse em ajudar o nilzzy mesmo fora do grupo isto é, a solo.
Apartir desse momento fez-se o video e lançou-se a nível de tv e internet e dai que se notaram-se sinais de sucesso, pois as pessoas não paravam de solicitar pela música, crianças e adultos cantavam o coro alegando ser fácil e bonito. Daí os projectos continuaram que de seguida nilzzy gravou uma outra música com a participação de Lil Breezy Glx ( Membro da label fundada pelo rapper angolano Dji Tafinha) entitulada “Veja-lá” que tambem teve boa recepação.
Ainda em 2013 lá quase para o final de ano, nilzzy decidiu fechar o ano com a remix da música que lhe foi mais solicitada, “Ninguem abusa o nilzzy”, ja com participações de grandes figuras do Rap Moz como ( Case Buyakah, Lil Breezy, K9, Lucci Boy, Bulldozer e sodjha Khan), gravada num dos estúdios mais destacados de Maputo (Sameblood Studio), com o master e mistura do Produtor Ell Puto. Música esta que teve bastante sucesso que em 2014 nilzzy abriu o ano com as filmagens da mesma e lançou logo no início do Ano.
Após isso Nilzzy criou um projecto de formar dupla com Rwizzy, para dar continuidade ao seu trabalho e que como início da carreira da dupla, foram gravadas e lançadas duas músicas: Momentos e Ruas, músicas estas que tambem tiveram boa recepção da parte do povo moçambicano e até de alguns brasileiros. Os vídeos foram filmados pelas empresas: Elton Filmes e Bones Edition. Ainda em 2014 nilzzy lançou sua ultima música do ano ao lado da grande voz Moçambicana (Ubakka), entitulada “Música”.
Em 2015, no início nilzzy lança música com participação do Sidney Sky Angel, entitulada “Nigga não Lova”, uma R&B que teve boa recepção e teve aceitação em websites Angolanos. Ainda em 2015 nilzzy fecha em grande com o lançamento da música “Dream Chaser” (Perseguidor de sonho), com participações de grandes pilares do Rap Moz como: F-kay, Hernânia da Silva, Case Buyakah e Sun-z.