biografia de Kanda
Emanuel Costa José Kanda nasceu em Luanda na década de 80. Cresceu no seio de uma família religiosa e foi nos grupos corais da igreja onde começou a dar os primeiros passos na música. O estilo gospel, presente na sua vida, influenciou tanto a forma como se apresenta como o seu estilo musical.
O casting para o “Chuva de Estrelas”, em 2001, serviu de trampolim para a sua carreira. Apesar de não ter tido o sucesso que esperava no programa, Kanda não desistiu. Cinco anos mais tarde, participou no projecto “Vozes para Nguxi” e, em 2009, no “Festival da Canção de Luanda”, onde também não obteve sucesso.
Um ano depois Kanda foi convidado pela Semba Comunicação para fazer parte do projecto “ Marcas de Angola”. Ainda em 2010, foi convidado para actuar na Expo Xangai (China), onde também teve a oportunidade de cantar para o governo Chinês e no Festival de Cinema Asiático de Bollywood.
Já com uma carreira relevante, Emanuel Kanda dividiu o palco com grandes artistas internacionais como Lokua Kanza, Tito Paris, Liquid Deep, MacyGrey, Jonathan Butler, Simmons Massini, Ivan Lins, Asa, Vanessa da Mata, Black Coffee, Ismael Lo e Gabriel O Pensador.
A essência da música de Kanda assenta nas raízes angolanas, mas também tem influências de outros estilos como afro pop e música soul, que dão vida a um estilo único que o próprio chama “Sui Generis”.
Em Fevereiro de 2011, Kanda lança a sua primeira obra discográfica com o título “Sinais”, da qual destacam-se os temas “Amar sem Medo” e “Nzangi”. Ambas as canções entraram no projecto “Marcas de Angola”, que fez com que várias portas se abrissem para o músico, e consequentemente levou-o a ser convidado a participar na 3ª Edição do Luanda Internacional Jazz Festival.
Em 2013, Kanda venceu a categoria “Balada do Ano” do Top Rádio Luanda com o tema “Amar sem Medo”.
2019 tem novas musicas como: teu amor e tudo; lider