Biura

 - Biura
Biura

  • Artista: Biura
  • Categoria: Sem categoria
  • Downloads: 101

Biografia de Biura

Wilker Fábio Rocha Sobral  (Biura) nasceu e cresceu na Maianga a ouvir Música Popular Brasileira (MPB) e hip hop dos mais variados estilos.
Em casa a música soava nas festas de quintal. Wilker Sobral, de nome artístico (Biura), do conjunto “Zona 5”, nessa altura cantarolava as músicas de Eduardo Paim, Paulo Flores, Ruca Van-Dúnem. Com apenas 10 anos, o segundo filho de Elisabete Rocha começou a demonstrar paixão pela música.
A mãe sempre foi a favor de estimular a vocação musical do filho, apesar de querer que se formasse em Direito ou Jornalismo. (Biura) nunca esteve interessado nem atento.
Soltar notas graves e altos sempre foi a sua paixão. Na escola o pequeno Wilker Sobral aproveitava os 30 minutos de intervalo para cantar.
Aos poucos, o filho de Elisabete Rocha e Casimiro da Conceição Sobral ganhou espaço no colégio Unoval, e na escola de ensino base Aplicação e Ensaio, na zona verde do bairro da Maianga.
O clube de fãs foi crescendo e Wilker Sobral chegou à conclusão que tinha vocação musical. Wilker Fábio Rocha Sobral disse que “a música tornou-se o meu oxigénio e não saberia viver
sem ela”.
(Biura) também imitava os Black Company e Gabriel o Pensador entre outros grupos de hip hop dos Estados Unidos da América. Com apenas 12 anos, integrou no movimento “Clic Elvy”. Na altura mais de 15 pessoas cantavam no grupo, “onde fiquei até um certo tempo”, acentuou.
Em 2000, “Os Orfénicos” e os “Alosonez” foram os grupos de hip hop em que Wilker Sobral soltou a voz.
Após algum tempo de actuações e concertos, os grupos que integrou desmembraram-se porque alguns elementos resolveram seguir outras profissões. Para Biura , muitos integrantes preferiram optar por uma profissão que lhe garantisse rendimento. Apesar do fim dos grupos de que fez parte, Wilker Sobral nunca pensou em desistir.
Sem apoio financeiro, Biura seguiu carreira a solo, porque sempre ambicionou ganhar espaço no mercado nacional.
Amigo dos amigos, sempre aspirou conquistar o mercado internacional: “da música não pretendo desligar-me nunca!”. Os trabalhos musicais a solo continuaram até 2005, em que surge o convite de integrar o grupo “Zona 5”, constituído por Biura, o líder o grupo, Artur Kerlam (GM), Bruno Pereira (AG) e Abdoulaei Barros de nome artístico (ABD).

Caixa dos sonhos

O primeiro disco intitulado “Caixa dos sonhos”, com 16 faixas musicais, lançado em Abril de 2008, foi o concretizar de um sonho.
O tema mais conhecido do público, “A mobília”, toca nas rádios e “o público pede sempre esse tema, antes mesmo de cantarmos as outras músicas”, disse.
Wilker Sobral acredita que a forma mais eficaz de tirar os jovens da droga é promover concursos musicais e financiar os novos talentos. “Cada músico que se ganha, perde-se um marginal”, referiu, ressaltando que a febre o hip hop e até do kuduro está a tirar muitos jovens do vício das drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *